Euro-Atl@ntico

Image

E@D - Ensino à distância
(projeto em curso)
Apoio e complemento ao ensino presencial / Resposta a necessidades de alunos num mundo global / Credibilidade de escola certificada em E@D
1. A Blue School Euro-Atlântico tem intenção de executar e tinha em preparação em finais de fevereiro de 2020 - início das medidas de contenção da COVID-19 - um programa que designou por Euro-Atlântico on line e que visava e visa 4 objetivos:
a) Apoiar e complementar a sua atividade presencial letiva e não letiva com atividade não presencial, segundo as melhores práticas de E@D - Ensino à Distância;
b) Responder com competência a necessidades de aprendizagem num mundo global;
c) Certificar-se como escola E@D, ao abrigo do DL 55/2018 de 6 de julho;
d) Seguir os modelos de implementação de E@D mais praticados e reconhecidos internacionalmente nesta área, definindo-se o ano letivo 2020/21 como o primeiro de 3 anos sucessivos de instalação / monitorização e melhoramentos / implementação do modelo defintivo.
Para atingir tais objetivos, é indispensável adquirir ou contratar meios técnológicos e humanos, serviços e materiais, processo este que o Colégio já iniciou,
2. De notar que há uma diferença, simultaneamente qualitativa e quantitativa, entre o que se usa designar por ERE - Ensino Remoto de Emergência (Emergency Remote Teaching, na designação internacional) e o E@D - Ensino à Distância. O primeiro dispensa os tempos de estudo, desenho, preparação e implementação de um verdadeiro E@D, sempre muito personalizado no aluno ou no perfil do aluno alvo, pois, como o próprio nome indica, nasce e vive como resposta de emergência a situações inesperadas de crise que inviabilizam o ensino presencial (exemplo: guerra, catástrofes naturais, epidemias ou pandemias em que o modo de contágio afasta tal possibilidade). Como se percebe, pelo que o governo e as várias notícias que circulam a propósito da COVID-19 mostram, estamos na generalidade dos casos conhecidos perante um ERE e não perante um verdadeiro E@D.
3. Como informamos na nossa circular COVID-19.3 de 13 de março de 2020, decidimos antecipar o plano de investimento e instalação, iniciando mais cedo, embora parcialmente, a fase de implementação do Programa Euro-Atlântico on line, fase essa prevista para ser iniciada no ano letivo 2020/21, mas antecipada face às necessidades de resposta à situação pandémica em curso, para os nossos alunos e sempre pensando nos seus interesses fundamentais e na nossa melhor resposta  a tais interesses. E assim estamos a fazer. Daí e do explicado acima em 1 e 2, decorre um modelo misto adotado já para o terceiro período o qual, assentando nas práticas e meios ERE, incorpora já diferentes aspetos do modelo E@A que temos em definição e desenvolvimento. Com isso, acreditamos poder efetuar melhor trabalho do que se adotássemos apenas os meios ERE.
4. Recomendamos a consulta dos documentos seguintes:
5. Agradecemos que qualquer dificuldade técnica de acesso a este portal seja comunicado para o email gestor.website@euroatlantico.pt. Agradecemos igualmente a compreensão face a problemas que possam surgir ou persistir nos primeiros dias de utilização das plataformas escolhidas, Website e Zoom, assim como a disponibilidade e colaboração de toda a Comunidade Educativa no cumprimento das indicações recebidas da DP ou dos DT para a sua utilização.

Se o pretender, pode agilizar duma forma cómoda o processo de inscrição, pedindo a marcação de entrevista por esta via.

PORQUE ESCOLHER-NOS

A construção de boas relações interpessoais em toda a Comunidade Educativa,
simultaneamente como ambiente de trabalho mais feliz e mais eficaz e como aprendizagem para a vida.
Promovemos o conhecimento e o relacionamento entre todos.
Criamos e praticamos o Espírito de Família.

Instituição, Missão & Visão

Às necessidades educativas das crianças e jovens em todo o seu percurso de vida pré-universitária, do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, com qualidade, eficiência e exigência, numa perspetiva dinâmica e de constante aperfeiçoamento.

Projeto Educativo

Que os nossos alunos tenham conhecimento profundo sobre as diferentes disciplinas ou áreas curriculares, mas também saibam ser trabalhadores, atentos às mudanças, criativos e inovadores, solidários e respeitadores da diversidade do outro.

Espaços Educativos

Os espaços educativos da Blue School Euro-Atlântico encontram-se localizados na freguesia de S. Mamede de Infesta, no extremo dos concelhos do Porto e de Matosinhos, na confluência da Via Norte / Circunvalação e no prolongamento da Via de Cintura Interna.

Currículo do Mar - Programa Blue School

Nas próximas décadas Portugal será, pois e ainda mais, um país euro-atlântico em que esta segunda componente reforçará a primeira, também no plano económico e geográfico, num todo que importa seja equilibrado e potenciador da nossa afirmação no mundo, mais globalizado e interdependente do que alguma vez o foi anteriormente.
logo_blueschool.png

Últimas Notícias

Parceiros

Contactos

Blue School Euro-Atlântico

Rua do Tronco 4465-274 S. Mamede de Infesta
(confluência Via Norte / Circunvalação)
Tel: 229 069 330 | Fax: 229 060 314
Dúvidas ou dificuldades no acesso ou utilização do website: gestor.website@euroatlantico.pt