Arquivo

* 2013 (ano letivo 2012/13): Primeiro lugar nacional nas escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, segundo o ranking da TSF, com resultados combinados desses 2 ciclos. Primeiro lugar nacional absoluto, na lista de resultados do Ministério da Educação e Ciência, 2º Ciclo do Ensino Básico. 
* 2014 (ano letivo 2013/14): Segundo lugar nacional no 2º Ciclo do Ensino Básico, primeiro no distrito do Porto, de acordo com  os rankings da LUSA e do DN. Quarto lugar nacional no 1º Ciclo do Ensino Básico, primeiro no distrito do Porto, segundo o ranking da TSF. Segundo lugar nacional na disciplina de Matemática em ambos os 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, primeiro no distrito do Porto, de acordo com o ranking, respetivamente, da LUSA e do sítio MATEMÁTICA-6ºano. Quarto lugar nacional e primeiro lugar no distrito do Porto absolutos, na lista de resultados do Ministério da Educação e Ciência, 2º Ciclo do Ensino Básico. 
* 2015 (ano letivo 2014/15): Terceiro lugar nacional no 1º Ciclo do Ensino Básico, primeiro lugar no distrito do Porto, de acordo com o ranking do DN. Sexto lugar nacional e primeiro no distrito do Porto absolutos, na lista de resultados do Ministério da Educação e Ciência, 1º Ciclo do Ensino Básico.

Os alunos do Colégio Euro-Atlântico realizaram exames nacionais, relativos a cada um dos ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Este último incluiu, neste ano, 8 disciplinas com exame.
Numa política, por nós assumida, de transparência e responsabilidade, informamos sobre os resultados obtidos, em médias globais (MG) para cada um dos ciclos. Para maior esclarecimento e para permitir comparação, recordamos as médias globais nacionais também para cada um dos mesmos ciclos (ver quadro no final desta notícia).
Acrescentamos a informação sobre a nossa posição nacional absoluta, segundo os resultados oficiais em bruto disponibilizados pelo Ministério da Educação e Ciência (ME), e, dentro destes, também a nossa posição relativa na Área Metropolitana do Porto e no concelho de Matosinhos. A nossa posição é indicada pelo número correspondente, adicionado pelas letras N (nacional), A (área metropolitana) e C (concelhia). Notamos que a publicação dos resultados em bruto do MEC tem recebido críticas e habitualmente os rankings de entidades terceiras afastam-se da seriação dos resultados em bruto e trabalham estes resultados segundo critérios que são reputados de mais adequados. Muitas vezes o Colégio Euro-Atlântico aparece retratado mais justamente nestes rankings. De qualquer modo e enquanto não encontrarmos um ranking cujos critérios tenham a nossa adesão total, continuaremos a utilizar neste espaço o dos resultados em bruto do MEC. Notamos que estes contêm todas as escolas nacionais, a saber: 4188 escolas do 1º Ciclo, 1174 do 2º Ciclo, 1136 do 3º Ciclo, estas do Ensino Básico, e ainda de 632 escolas do Ensino Secundário.
Merece destaque este ano um novo indicador disponibilizado pelo MEC apenas para o 3º ciclo do Ensino Básico e que este designa por promoção do sucesso escolar. Trata-se de uma análise que parte do percurso escolar ao longo de 3 anos - 7º, 8º  e 9º anos - dos alunos de sucesso (positiva a português e matemática e sem retenção no 7º ou 8º ano) de cada escola e, a seguir, compara a percentagem desses alunos em cada escola com a média nacional das demais escolas com alunos em situação semelhante no início do ciclo (7º ano). Esta comparação feita apenas no final do 3º Ciclo, mas com alunos com o mesmo ou semelhante ponto de partida, permite aferir melhor do êxito do trabalho de cada escola com os seus alunos concretos, sem que tal resultado compare alunos muito diferentes nos seus percursos escolares, apenas pelo resultado em bruto dos exames. A TSF elaborou um ranking nacional de promoção de sucesso escolar com as 1136 escolas que têm 3º Ciclo - ao Colégio Euro-Atlântico coube o 21º (pontuação igual ao 14º) lugar nacional, com os seus alunos a terem progredido ao longo do ciclo 18 pontos a mais do que a média nacional de alunos com semelhante ponto de partida (lista completa nacional).
Dos demais rankings da responsabilidade dos meios de comunicação social, o Colégio Euro-Atlântico é especialmente destacado pelos resultados obtidos nos exames do 4º ano, 1º Ciclo do Ensino Básico, classificado em terceiro lugar nacional, primeiro no distrito do Porto (exemplo: DN).
No mesmo ano letivo de 2014/15, os alunos do Colégio Euro-Atlântico efetuaram ainda exames Cambridge Key For Schools com certificação de competências em língua inglesa reconhecida internacionalmente. A informação sobre esses exames segue o mesmo critério comparativo entre os resultados obtidos pelos nossos alunos e a média nacional.  
Sublinhamos que o Colégio Euro-Atlântico não pratica qualquer discriminação sócio económica ou de outro tipo relativamente aos seus alunos ou candidatos a alunos. Disponibiliza mesmo um conjunto de instrumentos financeiros, pedagógicos e de acompanhamento pessoal que permitem a quem nele queira estudar poder fazê-lo, criando um ambiente familiar entre alunos de origem sócioeconómica variada mas solidários no objetivo de aprender e crescer como pessoas. A todos acolhe de igual modo, com todos cria um ambiente de incentivo ao trabalho, à responsabilidade e ao gosto pelo conhecimento e a todos incentiva para o mérito, premiando este (ex: acompanhamento individual, quadro de honra e bolsas de mérito).  

 

Média Global Colégio Euro-Atlântico Média Global Nacional
1º Ciclo Ensino Básico (4º ano)
MG Colégio: 86% / Resultados ME: 6N / 1A / 1C
1º Ciclo Ensino Básico
MG nacional = 63%
2º Ciclo Ensino Básico (6º ano)
MG Colégio: 72% / Resultados ME: 88N / 23A / 1C
2º Ciclo Ensino Básico
MG nacional = 55%
3º Ciclo Ensino Básico (9ºano)
MG Colégio: 61% / Resultados ME: 157N / 27A / 4C
3º Ciclo Ensino Básico
MG nacional = 58%
Ensino Secundário (11º/12º anos)
MG Colégio: 9,00/20 / Resultados ME: 606N / 78A / 7C
Ensino Secundário
MG nacional = 9,5/20
Cambridge Key for Schools
MG Colégio: 78%
Key for Schools
MG nacional = 49%

* 2013 (ano letivo 2012/13): Primeiro lugar nacional nas escolas dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, segundo o ranking da TSF, com resultados combinados desses 2 ciclos. Primeiro lugar nacional absoluto na lista de resultados do Ministério da Educação e Ciência, 2º Ciclo do Ensino Básico. 
* 2014 (ano letivo 2013/14): Segundo lugar nacional no 2º Ciclo do Ensino Básico, primeiro no distrito do Porto, de acordo com  os rankings da LUSA e do DN. Quarto lugar nacional no 1º Ciclo do Ensino Básico, primeiro no distrito do Porto, segundo o ranking da TSF. Segundo lugar nacional na disciplina de Matemática em ambos os 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, primeiro no distrito do Porto, de acordo com o ranking, respetivamente, da LUSA e do sítio MATEMÁTICA-6ºano. Quarto lugar nacional e primeiro lugar no Distrito do Porto absolutos na lista de resultados do Ministério da Educação e Ciência, 2º Ciclo do Ensino Básico. 

Últimas Notícias

Parceiros

Contactos

Blue School Euro-Atlântico

Rua do Tronco 4465-274 S. Mamede de Infesta
(confluência Via Norte / Circunvalação)
Tel: 229 069 330 | Fax: 229 060 314
Dúvidas ou dificuldades no acesso ou utilização do website: gestor.website@euroatlantico.pt