Notícias

Um bom exemplo!

4º lugar nacional na disciplina de História

Segundo o Público, os alunos da disciplina de História A do 12º ano do Euro-Atlântico obtiveram nos exames nacionais de 2019 – cujos resultados só hoje, 26 de junho, foram publicitados – o 4º lugar nacional absoluto e o melhor do distrito do Porto.
Parabéns aos alunos – hoje encontram-se todos no ensino superior – e à Profª Leonor Teixeira.

No ranking geral, o Colégio registou subidas substanciais relativamente ao ano anterior, quer no 9º ano do ensino básico (45º em 1241 escolas, melhor escola em 18, Matosinhos), quer no secundário (70º em 629 escolas, 2ª melhor escola em 8, Matosinhos).
Parabéns aos alunos. Os resultados são consequência direta do bom trabalho realizado ao longo do ano.

 

https://www.publico.pt/rankings-escolas-2019

O COLÉGIO É ASSIM, PELO MENOS PARA MIM!

 

Sob este título, os alunos do 10º ano A decidiram comemorar o dia da Festa de Final do Ano letivo de 2019/20, marcada para hoje 8 de maio de 2020 e que, por razões conhecidas de todos, não se pôde realizar. Habitualmente muito participada – com todos os Alunos, Professores, Pessoal não docente, Famílias e convidados – atingiu nos últimos anos uma assistência média de cerca de 1000 pessoas, tendo-se realizado até agora no auditório da Exponor.

É bom percebermos o quanto os nossos alunos gostam do Colégio. Incentiva-nos a continuar e a melhorar sempre o nosso trabalho, haja as crises que houver.

Para mim, o Colégio é uma segunda família!

Para mim, o Colégio é família, amizade, aprendizagem e respeito!

Para mim, o Colégio é uma segunda casa, onde há pessoas com quem posso contar para a vida!

Para mim, o Colégio é um porto seguro!

São alguns dos depoimentos dos alunos. Consulte a totalidade do documento aqui.

A imagem que acompanha esta notícia é uma foto do cenário que hoje estaria colocado no palco da festa, se ela tivesse tido lugar.

 

Um obrigado de toda a Comunidade Educativa aos Alunos do 10º ano A e, especialmente, à Sara, que teve a iniciativa e coordenou os trabalhos.

A Blue School Euro-Atlântico encontra-se presente no Business2Sea 2019 (área expositiva), no stand do Forum Blue School® (www.forumblueschool.org)

É distribuído a todos os participantes e entregue aos visitantes um folheto apresentador da Blue School Euro-Atlântico que transcrevemos de seguida.

A Blue School Euro-Atlântico (BSEA) é um estabelecimento de ensino particular não superior, localizado no Porto, que recebe alunos para o Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário.

Nos últimos 6 anos foi a melhor escola do Ensino Básico no distrito do Porto em 3 desses anos e os seus alunos mereceram ainda, no mesmo período e nos vários ciclos do Ensino Básico, um primeiro, um quarto, um segundo e um terceiro lugares nos rankings nacionais anuais.

Desde 2009 que a BSEA criou e desenvolveu um currículo do mar, sendo reconhecida por várias entidades e designadamente pela EMAM – Ministério do Mar, ao longo destes anos, como uma das duas únicas escolas nacionais com tal oferta. Desde 2015 enriqueceu a sua oferta com os Programas Blue School®e, desde setembro de 2019, que se assume como a primeira Blue School reconhecida pelo Forum Blue School®, devido ao empenho, criatividade e competência no desenvolvimento desses Programas.

Atualmente inclui no seu currículo dois destes programas:

     • CCM – Construir Consciência Marítima (programa base: literacia dos oceanos, viver o mar, ciência, cultura, história e identidade) do 1º ao 9º ano de escolaridade (teve início em 2015/16).
       Área curricular não disciplinar, com professores de diferentes áreas disciplinares; um tempo semanal atribuído durante todo o ano letivo, acrescido de visitas de estudo e trabalhos dos alunos; edita livros com estórias ilustradas do mundo marinho e marítimo da autoria dos alunos.
     • CICE – Ciclo de Introdução à Cultura Estratégica, do 10º ao 12º ano de escolaridade (única escola secundária europeia com esta área curricular)
       3 semestres, cada um com 22 tempos letivos incluindo 3 conferências por especialistas convidados (teve início em 2018/19).
       Semestre I – Noções Gerais de Cultura Estratégica
       Semestre II – Cultura Estratégica Marítima
       Semestre III – Trabalhos práticos dentro do tema Portugal – perspetiva e prospetiva

 

 

  

Pré-Escolar, Ensino Básico (1º, 2º e 3º Ciclos), Ensino Secundário

Em local central do Grande Porto, com fáceis acessos e bons transportes, a Blue School Euro-Atlântico dispõe de uma localização privilegiada, situando-se na confluência da Via Norte com a Estrada da Circunvalação e no prolongamento da Via de Cintura Interna, em propriedade murada com 12.000m2 de terreno e mais de 3.500m2 de construção.
A Blue School Euro-Atlântico pratica e apoia:
- Ensino com Qualidade e Exigência;
- Clima de Bem-Estar e Ambiente Familiar;
- Promoção do Gosto pelo Conhecimento;
- Valorização do Trabalho Curricular;
- Educação para a Cidadania;
- Currículo do Mar – Construir Consciência Marítima;
- Introdução à Cultura Estratégica;
- Certificação Cambridge para língua inglesa;
- Envolvimento dos Pais e Encarregados da Educação
- Bolsas para Alunos de Mérito, para Alunos de famílias carenciadas e para Alunos Desportistas Náuticos.
- Espaços amplos em Segurança.

 

O Euro-Atlântico está renovado!
Hoje – a prepararmos os nossos alunos para o segundo quartel do século XXI, num mundo global – assumimo-nos como Blue School®.

 

Partilhe connosco a Blue School®! Novos alunos inscritos durante o mês de setembro de 2019 beneficiam de condições excecionais de inscrição e matrícula.

www.euroatlantico.org | www.facebook.com/euro.atlantico.

Contactos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. / 229 069 330

Temos a honra e o gosto de informar que receberemos no Colégio Euro-Atlântico o Doutor Vladimiro Pinto de Miranda, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da U. Porto, cientista de renome mundial, premiado internacionalmente pela sua contribuição no domínio da integração em larga escala de fontes de energia renovável nos sistemas elétricos tradicionais através de técnicas de inteligência computacional, diretor associado para as relações internacionais do INESC-TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência), Presidente do INESC P&D do Brasil, coordenador de vários projetos internacionais na área da energia, consultor de governos e instituições públicas e privadas designadamente em Portugal, África do Sul, Argentina, Bósnia, Brasil, China, Croácia, Equador, EUA, Noruega, Suécia.
O Doutor Vladimiro Miranda desloca-se ao Colégio para uma conferência aos nossos alunos, no âmbito do novo CICE – Curso de Introdução à Cultura Estratégica. O CICE constitui uma iniciativa única em Portugal com alunos pré-universitários, levada a cabo a partir deste ano letivo pelo Colégio com o apoio do Forum Blue School e visa dotar os nossos alunos com as competências necessárias para serem cidadãos capazes de compreender e tomar decisões no mundo global e complexo, atual e das próximas décadas.

Muito obrigado pelo seu apoio Doutor Vladimiro Pinto de Miranda.

Temos a honra e o gosto de informar que a Doutora Fátima Castro Moreira, Professora de Direito do Mar, Direito Internacional Público e Direito da União Europeia na Universidade Portucalense e na Universidade Nova de Lisboa e Consultora da International Seabed Authority (Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos), desloca-se ao Colégio para uma conferência aos nossos alunos, no âmbito do novo CICE – Curso de Introdução à Cultura Estratégica. O CICE constitui uma iniciativa única em Portugal com alunos pré-universitários, levada a cabo a partir deste ano letivo pelo Colégio com o apoio do Forum Blue School e visa dotar os nossos alunos com as competências necessárias para serem cidadãos capazes de compreender e tomar decisões no mundo global e complexo, atual e das próximas décadas.

Muito obrigado pelo seu apoio Doutora Fátima Castro Moreira

PORTUGAL É UMA POTÊNCIA MUNDIAL NO PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Portugal olhou historicamente e olha hoje para o Mundo como um Sistema, não um somatório de unidades. O Mundo é uma Interligação / Interconexão de unidades. A China, hoje, reconhece que Portugal é uma potência e foi a primeira potência a fazer aquilo que agora ela quer fazer - pensar e atuar no mundo como um sistema em interconexão.

Na lição inaugural do Curso de Introdução à Cultura Estratégica - concebido e criado pelo Forum Blue School e adotado pelo Colégio Euro-Atlântico para os seus alunos do Ensino Secundário - o professor Doutor Heitor Romana, presidente do Conselho Científico do ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, prendeu a atenção dos alunos com temas estratégicos, incluindo o próprio conceito científico da Estratégia e as suas componentes, sempre com grande interesse e participação dos alunos e com vivo e participado debate, com predominância dos temas à volta da China, do seu estatuto de potência global e do seu relacionamento com Portugal.

11 novembro

O Colégio Euro-Atlântico tem o gosto de convidar toda a Comunidade Educativa, os Editores e os demais amigos do autor para o evento de apresentação das obras Portugal em Esplendor  e Melodia das Canetas, da autoria do nosso aluno Francisco Gomes, que terá lugar nas instalações do Colégio no sábado dia 18 de novembro de 2017, a partir das 15,30h. No final serão servidas bebidas e pastelaria da nossa confeção.

Responda sff até 16 do corrente, pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (entrada livre mas sujeita a inscrição prévia)

 

Resultados das candidaturas ao ensino superior (primeira fase) dos alunos que frequentaram o Colégio Euro-Atlântico no 12º ano de 2016/17:

  • Alunos admitidos em cursos de primeira escolha: 92%
  • Alunos admitidos em cursos de segunda escolha: 8%


Nota: a média percentual nacional comparativa é de 49% (primeira escolha), segundo a imprensa de 9 e 10 de setembro 2017.

 

Últimas Notícias

Parceiros

Contactos

Blue School Euro-Atlântico

Rua do Tronco 4465-274 S. Mamede de Infesta
(confluência Via Norte / Circunvalação)
Tel: 229 069 330 | Fax: 229 060 314
Dúvidas ou dificuldades no acesso ou utilização do website: gestor.website@euroatlantico.pt