Blue School

PROGRAMAS BLUE SCHOOL 2018/21

CCM – Construir Consciência Marítima (programa base: literacia dos oceanos, viver o mar, ciência, cultura, história e identidade) do 1º ao 9º ano de escolaridade (teve início em 2015/16).
     Área curricular não disciplinar, com professores de diferentes áreas disciplinares; um tempo semanal atribuído durante todo o ano letivo, acrescido de visitas de estudo e trabalhos dos alunos; edita livros com estórias ilustradas do mundo marinho e marítimo da autoria dos alunos.
CICE – Ciclo de Introdução à Cultura Estratégica, do 10º ao 12º ano de escolaridade (única escola secundária europeia com esta área curricular)
     3 semestres, cada um com 22 tempos letivos incluindo 3 conferências por especialistas convidados (teve início em 2018/19).
     Semestre I – Noções Gerais de Cultura Estratégica
     Semestre II – Cultura Estratégica Marítima
     Semestre III – Trabalhos práticos dentro do tema Portugal – perspetiva e prospetiva

 

PROGRAMA BLUE SCHOOL 2015/18

Desenvolve-se em conjunto norteado por três Eixos Temáticos:

I - Compreender o Oceano - A literacia
Este Eixo I corresponde ao curriculum do mar em execução experimental entre os anos de 2012/15, com as adaptações justificadas pela experiência. Pretende-se reforçar nesta fase:
a) a parceria com o Kit do Mar (EMEPC - Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Ministério Agricultura e Mar), com o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e com outras entidades de literacia oceânica;
b) o desenvolvimento de ações com a Marinha;
d) o âmbito das disciplinas curriculares abrangidas e o número e natureza das ações de literacia oceânica, curriculares ou não curriculares. 

II - Viver o Mar - A emoção e a prática
Este Eixo II procura atrair para a prática de atividades náuticas, quer de desporto quer de lazer ou de conhecimento prático do meio marítimo ou aquático. Por outro lado, visa dar sensações ou conhecer realidades de navegação, de passeio ou de cultura a bordo, com alunos embarcados em diferentes tipos de navios ou embarcações. Finalmente pretende fomentar a relação ou o contacto com Lobos do Mar - pessoas de grande experiência ou vivência marítima. Parcerias com clubes ou associações náuticas e com instituições de cultura marítima serão reforçadas.

III - O Oceano, Portugal e o Mundo - A visão global

Este Eixo III aponta a visão do Mundo a partir de Portugal e a visão deste a partir daquele, refletindo sobre a forma como o País ali se afirma e pode afirmar, no primeiro quartel do século XXI. Noções básicas, designadamente de relações internacionais e de poder e de leis internacionais, adequadas à idade e grau de conhecimento dos alunos, começarão a ser abordadas. Apresentação das organizações internacionais de que Portugal faz parte. Responsabilidades e oportunidades de Portugal, atuais e próximas no futuro, serão sublinhadas. Pretende-se igualmente reforçar a parceria com a Marinha e com entidades do país ou da União Europeia que desenvolvem ações ou assumem responsabilidades internacionais nestas áreas.   

cartaz-blueschool-pt.jpg

Se o pretender, pode agilizar duma forma cómoda o processo de inscrição, pedindo a marcação de entrevista por esta via.

PORQUE ESCOLHER-NOS

A construção de boas relações interpessoais em toda a Comunidade Educativa,
simultaneamente como ambiente de trabalho mais feliz e mais eficaz e como aprendizagem para a vida.
Promovemos o conhecimento e o relacionamento entre todos.
Criamos e praticamos o Espírito de Família.

Instituição, Missão & Visão

Às necessidades educativas das crianças e jovens em todo o seu percurso de vida pré-universitária, do Pré-Escolar ao Ensino Secundário, com qualidade, eficiência e exigência, numa perspetiva dinâmica e de constante aperfeiçoamento.

Projeto Educativo

Que os nossos alunos tenham conhecimento profundo sobre as diferentes disciplinas ou áreas curriculares, mas também saibam ser trabalhadores, atentos às mudanças, criativos e inovadores, solidários e respeitadores da diversidade do outro.

Espaços Educativos

Os espaços educativos da Blue School Euro-Atlântico encontram-se localizados na freguesia de S. Mamede de Infesta, no extremo dos concelhos do Porto e de Matosinhos, na confluência da Via Norte / Circunvalação e no prolongamento da Via de Cintura Interna.

Currículo do Mar - Programa Blue School

Nas próximas décadas Portugal será, pois e ainda mais, um país euro-atlântico em que esta segunda componente reforçará a primeira, também no plano económico e geográfico, num todo que importa seja equilibrado e potenciador da nossa afirmação no mundo, mais globalizado e interdependente do que alguma vez o foi anteriormente.
logo_blueschool.png

Últimas Notícias

Parceiros

Contactos

Blue School Euro-Atlântico

Rua do Tronco 4465-274 S. Mamede de Infesta
(confluência Via Norte / Circunvalação)
Tel: 229 069 330 | Fax: 229 060 314
Dúvidas ou dificuldades no acesso ou utilização do website: gestor.website@euroatlantico.pt